8 dicas para incentivar seus funcionários e mantê-los engajados

Nos últimos dias tenho presenciado em meus atendimentos uma certa dificuldade dos empreendedores em motivar e inspirar seus colaboradores. E sempre é preciso lembra-los que a melhor maneira de aumentar exponencialmente seus rendimentos é tendo uma equipe comprometida com os resultados. Agora que a Copa do Mundo está quase acabando, está mais do que na hora de organizar a empresa com essas dicas para motivar seus colaboradores.

  1. Dê feedback sempre! Como um funcionário vai saber que está fazendo algo errado se você não contar. Coloque um lembrete na sua agenda, anote quando não gostar de algo e não puder falar na hora! Mesmo quando não tiver jeito e um funcionário não tiver mais um lugar na sua equipe ele precisa entender o porquê.
  2. Prepare-os para mudança. É preciso ensinar seus colaboradores a lidar com o ciclo da mudança que passa pela negação, resistência, reflexão e aceitação. É comum a produtividade da equipe ser afetada nesses momentos, no entanto, o líder que normalmente é o dono da empresa precisa entender esse ciclo e preparar seus colabores para ele constantemente.
  3. Não confunda se estressar com se importar. Não alcançar um objetivo e se aborrecer com isso não pode ser a sua estratégia para a inflamar sua equipe. Isso não funciona e definitivamente não vai te ajudar a mudar esse cenário. Nenhum profissional atua bem se estiver tenso ou estressado. Importar-se é relaxar, manter o foco e utilizar todos os recursos para alcançar o objetivo.
  4. Não seja apenas um bombeiro. Se você é aquela pessoa que fica o tempo todo atrás das urgências e não segue um plano concluindo aquelas tarefas importantes para o seu negócio algo está errado.
  5. Acompanhe os resultados dos seus colaboradores. Todo empregado não produtivo que você gerencia está com algum conflito. Descobrir como auxiliá-lo nesse conflito pode ser a chave para melhorar seus resultados.
  6. Faça sua equipe se responsabilizar por suas tarefas. Para fazer isso você pode começar elogiando um funcionário e dizendo o quanto ele é importante para desenvolvimento da empresa, seja específico e enfatize algo que ele fez que tenha realmente beneficiado a empresa. . A seguir reforce seu compromisso com essa pessoa. Acredito em você, eu o contratei pelo que eu vi em você. Estou empenhado no seu desenvolvimento e depois disso criem juntos um compromisso um compromisso para o resultado que você precisa.
  7. Contrate os motivados. Parece simples, mas já na entrevista de emprego você pode fazer perguntas inesperadas, aquelas que não tem respostas prontas e explore as “camadas do seu candidato”.
  8. As vezes bonzinho, as vezes não. Ser chefe nem sempre é legal e muitas vezes o desafio é encontrar o equilíbrio de ser firme quando necessário. Por mais que você não goste ou que isso não faça parte do seu estilo de liderança transitar entre estes estilos é imprescindível para atravessar as adversidades.

 

3 ideias sobre “8 dicas para incentivar seus funcionários e mantê-los engajados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *