Brasileiros não abrem mão de viajar e impulsionam o mercado de turismo

O número de agências de viagens e operadoras formalizadas no Brasil cresceu nos últimos cinco anos — com uma alta de 52,6% em relação a 2013. De acordo com um levantamento recente, baseado em dados da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), o total de empresas registradas no segmento saltou de 54.842, em 2013, para 83.664 neste ano.

E com o crescimento de agência de viagens, será que financeiramente o mercado tornou-se vantajoso e os brasileiros estão mesmo viajando mais? Dados coletaram, que nas férias de verão de 2018 o mercado já apontou recuperação do setor de turismo. Aumentou o número de brasileiros que deram um jeito de viajar.

O brasileiro não abre mão de viajar nas férias e os números mostram uma retomada do setor de turismo, mas as viagens ficaram mais curtas. É tão longe, mas, em 12 vezes, fica bem mais perto.

Para conhecer melhor o setor e também o mercado de turismo, conversei com a Ana Paula Rosa e Lívia Pinheiro, proprietárias da 4You Travel, em São José dos Campos.

Vivian Sant’Anna: Como avalia o mercado de turismo hoje? Sente uma crescente mesmo com os dados revelados que os “passageiros” preferem a viagens mais curtas?

A crise econômica que enfrentamos afetou todos os setores e o de turismo não foi diferente.As pessoas hoje buscam o melhor custo/benefício nas suas viagens e é aí que as agências especializadas atuam. Contando com o conhecimento de um agente, é possível viver uma grande experiência por um custo que cabe no seu bolso.

As vezes a solução é a realmente a redução na duração da viagem ou na distância do destino mas, para nós da 4You Travel o grande diferencial está em encontrar uma experiência perfeita para aquele orçamento.

Vivian Sant’Anna: A facilidade no pagamento dos pacotes de viagens estão mais atrativos, foi uma maneira de vender mais?

Hoje o mercado financeiro oferece vários produtos específicos ao turismo e eles são importantes para uma fatia do público, basta ver a evolução do perfil do passageiro aéreo no Brasil.

Alguns continuam pagando à vista quando percebem alguma vantagem, mas realmente muitos preferem   o parcelamento em até  doze vezes sem juros.

Vivian Sant’Anna: Quais os principais destinos escolhidos pelos passageiros?

Muitos ainda procuram Disney, Europa Clássica ou Turismo de Aventura. A 4You Travel se especializou em experiências personalizadas para a pessoa que está na nossa frente naquele momento. Para isso formamos parcerias com várias operadoras para oferecer pacotes personalizados.

Vivian Sant’Anna: O que mais atrapalha na hora da venda de uma viagem? O valor da moeda internacional abala bastante as vendas?

Quando falamos de destinos internacionais sem dúvida que a valorização do dólar é uma variável sensível no custo total da viagem e por isso é importante um bom planejamento, de preferência com bastante antecedência.

Nesse ponto, poder contar com um bom agente é fundamental, indicando quando comprar, qual meio de pagamento usar, se vale a pena viajar com dólares ou com moeda local entre outras dicas que podem reduzir significativamente o custo da viagem.

Vivian Sant’Anna:  Qual o perfil do seu cliente hoje? Faixa etária e sexo?

Para nós o mais importante é entender o que a pessoa quer viver e proporcionar uma experiência inesquecível, independente da idade, sexo ou de qualquer outra característica.

Hoje, com esse foco, atendemos desde crianças de 12 anos que querem viver a experiência de participar de um acampamento de futebol nos EUA até grupos da terceira idade que viajam de navio com seu cantor preferido.

Percebemos que apesar do avanço da tecnologia e a facilidade de compras de viagens pela internet, os clientes ainda buscam o cuidado e atenção e esse é o diferencial.

Vivian Sant’Anna:  Qual é media de valor das viagens vendidas hoje?

O valor das viagens das pessoas que entram na nossa agencia varia muito.

Temos clientes nos procuram para comprar só uma passagem de avião ou para realizar o casamento no Caribe.

Nós apostamos que no atendimento personalizado faz a diferença, aliás, a fidelização de Clientes é realmente o que importa 4YouTravel.

 

 

10 ideias sobre “Brasileiros não abrem mão de viajar e impulsionam o mercado de turismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *