Busca por vida saudável impulsiona mercado e vira opção de negócio para quem quer investir

Todo mercado se adapta para atender a algum desejo de consumo. A premissa econômica é simples e objetiva: quando há procura, também há demanda. E a busca pelo estilo de vida saudável vem, claro, tornando-se opção de negócio para quem quer investir.

Um estudo da agência Euromonitor International, de 2017, indicou que nos cinco anos anteriores, o segmento de alimentos e bebidas saudáveis cresceu 12,3% ao ano, em média.

Eu sou um exemplo de pessoa que mudou o estilo de vida, e hoje procuro mais alimentos que seguem essa linha. Entre minhas pesquisas de marcas e até lojas que vendem produtos saudáveis, descobri, em Caçapava, o Atteliê do Sabor, comandando pela chef Renta Porto. E a história dela, é bem legal. Sua primeira formação é em jornalismo, e após trabalhar como assessora e repórter ela decidiu arriscar em uma nova profissão: a de chef de cozinha especializada em gastronomia funcional.

Renata Porto começou fazendo lanches naturais em casa mesmo e depois passou a estudar e investir. Formou-se chef de cozinha pelo Instituto de Gastronomia da América Latina e em 2014 abriu o seu primeiro negócio – o Attêlie do Sabor.

“Eu já nutria uma paixão pela cozinha. E após observar a falta de lojas especializadas em produtos saudáveis, resolvi investir no segmento e abri o Atteliê do Sabor, em Caçapava”, conta Renata que desde de 2014 comanda a loja especializada no comércio de produtos saudáveis, como: pratos congelados, geleias, sobremesas, entre outros produtos sem glúten, sem lactose e sem conservantes e muitos deles orgânicos.

Hoje, além de loja, o Atteliê do Sabor também tornou-se restaurante e café com endereço no centro de Caçapava. A Renata comemora toda sua trajetória.

“Comecei em casa, depois aluguei um espaço dentro de uma academia. O negócio cresceu e eu aluguei uma casa para produzir todos os meus produtos com mais estrutura e assim pude aumentar minha gama e cardápio. Depois de quase 4 anos lutando pelo meu negócio, realizei um grande sonho. Inaugurei , há cerca de três meses uma loja no centro da cidade”, conta a chef.

O crescimento da procura por alimentos saudáveis, sem dúvidas, impulsionou o negócio da Renata Porto. E o crescimento desse mercado não para por aí.  Ainda de acordo com a pesquisa da Euromonitor Internacional até o ano de 2021 o mercado de alimentação saudável no Brasil deve crescer, em média, 4,41% anualmente.

Fica a dica para quem quer abrir um novo negócio ou se aventurar no mundo para ser empreendedor.