Como fazer um planejamento financeiro?

Você já não teve a impressão de que o dinheiro cai na sua mão e o vento leva? Entra na carteira, na conta, e some? Você não está sozinho. Uma pesquisa feita recentemente mostrou que metade dos brasileiros não consegue poupar dinheiro e o principal motivo apontado pelos entrevistados é a falta de dinheiro.

Mas, calma! Eu garanto que com um pequeno esforço é possível começar a poupar.

Veja os primeiros passos para começar agora a se planejar financeiramente.

Entenda suas finanças

Cada pessoa gasta seu dinheiro da sua própria forma, óbvio. Enquanto alguns têm facilidade para poupar, outros sempre cedem às compras por impulso e acabam ficando no negativo. O primeiro passo é entenda como funciona suas finanças pessoais. Você gasta mais do que ganha? Tem reserva de emergência? Tem dívidas?

Seja realista

Neste momento, é importante ser realista. Não adianta estipular o objetivo de juntar R$ 200 mil em um ano se seu salário é de R$ 1 mil, certo? Procure pensar em algo possível de ser alcançado e desmembre o objetivo em metas de curto prazo.

Se organize

Quando você sabe quanto ganha, quanto gasta e, especialmente, onde gasta, consegue saber onde é possível – e preciso – cortar despesas, além de identificar potenciais de economia. Que tal começar anotando todas saídas?

Dúvidas e mais informações sobre o assunto, me envie um e-e-mail: [email protected]


3 ideias sobre “Como fazer um planejamento financeiro?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *