Como lidar com o whatsapp nos negócios?

Com cerca de 100 milhões de usuários no Brasil, o whatsapp é uma verdadeira febre da era digital. Ele troca mensagens instantâneas, e há pouco tempo, o aplicativo que foi criado para facilitar as conversas entre amigos, família e conhecidos, tornou-se ferramenta de marketing em potencial para empresas. Tanto para a área de vendas, como também para o relacionamento com o cliente.

Além disso, ela possui uma taxa de sucesso bastante impressionante: estima-se que cerca de 98% dos SMSs enviados são abertos e lidos em até 3 segundos enquanto a taxa de abertura de e-mails é de apenas 22%. Com a facilidade de contato também vieram os efeitos colaterais. Principalmente para os empreendedores que possuem negócios menores, a sensação de sufocamento causada por essa rede social é um sintoma novo que precisa ser administrado.

Por isso, hoje vou deixar algumas dicas para que você consiga administrar o seu whatsapp sem perder a cabeça no caminho.

  1. Tenha um horário de atendimento

Ter uma relacionamento mais estreito com o seu cliente é uma forma de mostrar à ele que ele é especial e exclusivo, mas muito cuidado para não se transformar em um escravo do seu celular.

2) Utilize o whatsapp corporativo

O whatsapp já disponibiliza ferramenta para negócios. Utilize essa ferramenta para conseguir classificar seus contatos, ter respostas automáticas e não se esquecer de responder ninguém.

3) Avisos de novos produtos e serviços e/ou promoções

Disparar uma informação para uma linha de transmissão no whatsapp pode ser furada. Além de mostrar que você ou sua marca não trata seu cliente com exclusividade, ele pode se irritar por ser bombardeado de propagandas no aplicativo que deveria ser de uso pessoal. A dica é enviar mensagens de texto e personalizando a mensagem com o nome da pessoa. Assim ela se sentirá única e a probabilidade dela retornar a mensagem com o intuito de compra é maior.

4) Seja coerente

Se quando você está disposto a vender o seu produto você atende a qualquer hora, esteja pronto para fazer o mesmo quando o seu cliente precisa de ajuda ou tenha algum problema. As pessoas não gostam de se sentir usadas. A venda tem que ser de relacionamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *