Como trabalhar menos e produzir mais em 2019?

Planejamento é sempre a palavra de ordem para quem quer ter produtividade

Trabalhar duro para alcançar o sucesso financeiro foi por muito tempo o jargão do mundo dos negócios e ele sucunbiu na Era Pós-Industrial, o que afetaria a maneira da sociedade se comportar por muitos anos.

Nos Estados Unidos, uma pesquisa realizada pelo instituto Gallup revelou que, atualmente, a média de trabalho semanal do país é de 47 horas. Outro estudo aponta que a maior causa de estresse no trabalho (cerca de 46%) é, justamente, a carga horária. Não à toa, 80% dos americanos afirmam odiar seus trabalhos.

No Brasil números revelados pela Isma (International Stress Management Association), revela que 72% dos brasileiros estão insatisfeitos com o trabalho. Então que tal aprender algumas dicas para trabalhar menos e produzir mais em 2019?

Já adianto: não é preciso ficar horas na frente do computador. Você pode trabalhar 4 horas por dia e ser bem sucedido.

Não ao “multitasking”

O multitarefas pode até parecer o “esperto”, mas realizar diversas tarefas ao mesmo tempo é prejudicial para a produtividade. O problema é que, de acordo com especialistas a tentativa de”multitarefar” pode ter o efeito contrário, com perdas importantes de eficiência. Isso acontece porque o cérebro possui uma espécie de filtro de engajamento: quando nos concentramos em uma coisa, ele automaticamente “desfoca” o restante. No fim das contas, ter foco em uma coisa de cada vez é mais importante e ágil.

Seja organizado

Faça uma relação das principais tarefas dos dias seguintes e selecione as que terão mais impacto no seu trabalho. Essas são suas prioridades. Tarefas de última hora devem ser bem avaliadas. Fazer coisas urgentes a todo momento é entrar sempre no modo multitarefa. É como se você vivesse no trabalho apenas para apagar os incêndios.

Dê uma pausa
O cérebro tem um limite de foco e depois que ele atinge seu limite é preciso desfocar para recomeçar. Existem fórmulas que podem te ajudar: a 52 x 17 (52 minutos de trabalho x 17 de pausa), que podem ajudar nessa organização.

Desligue as notificações
As tecnologias ajudam e muito no trabalho, mas muitas vezes elas nos deixam ainda mais ansiosos. A dica é desligar as notificações do seu celular. É preciso saber a hora de conectar e desconectar, quando silenciar e entender quais e quando os apitos deverão te interromper.

Mensure os resultados e não o tempo

Não é preciso ficar horas na frente do computador para gerar os melhores resultados. A verdade é que, para se tornar produtivo, é necessário priorizar as tarefas de acordo com a sua importância e entregar mais em menos tempo (e não trabalhar mais em mais tempo, como se costuma pensar).

E-mail o dia todo
Se você não sai da sua caixa de entrada o dia todo, eu posso garantir que você não é produtivo – exceto se no seu job description a principal atividade for ler e responder e-mail ( que aposto que não é). A dica é: separe alguns minutos no começo, meio e fim do dia para resolver os pepinos por e-mail e tente se manter longe dele quando estiver no meio de outra tarefa.

E aí, vamos começar 2019?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *