Dicas fundamentais para definir seu público-alvo

Você sabe quem consome o seu produto ou serviço? Pois bem, muitos empresários ainda se perdem na hora de focar no seu público-alvo, pois não conhecem quem são.

O seu público-alvo possuir diversas características que podem indicar o seu maior e menor potencial de compra do seu produto ou serviço. E elas são de duas naturezas principais: demográficas e comportamentais.

Demográficas:

Quem são, onde moram, idade, estado civil, se têm filhos, com o que trabalham, quanto ganham;

Comportamentais:

Como vivem e o que fazem estas pessoas, por exemplo, o que compram, quanto gastam, entre outras características;

Dependendo do seu produto ou serviço algumas características são mais relevantes  podem mostrar  como elas impactam ou não na compra ou no interesse de seu público-alvo pela sua oferta.

Dicas fundamentais:

  1. Busque informações: conhecer o mercado onde você vai atuar ou onde atua é importantíssimo;
  2. Construa seu persona: com a compreensão real do que é a empresa e pesquisas é possível conectar os pontos para mapear um possível perfil. Com isso, é recomendado que se crie uma persona, ou seja, um cliente fictício com características, desejos e anseio por novidades;
  3. Faça ofertas tentadoras: não adianta nada ter todo o trabalho de encontrar a persona e não desenvolver produtos, serviços e campanhas de publicidade e marketing que realmente a atendam;
  4. Fale a linguagem do seu cliente: Quando você faz o trabalho de segmentar seu público, você deve prestar atenção na forma como eles escrevem e se comunicam. Seus canais de comunicação devem falar a mesma língua que seus clientes;
  5. Acompanhe as métricas: o comportamento do consumidor muda e as vezes o produto ou serviço que resolvia o problema do seu cliente há um ano, hoje já não resolve mais. É preciso estar em constante atualização e adaptação.

Uma ideia sobre “Dicas fundamentais para definir seu público-alvo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *