Porque a inteligência emocional é importante para uma carreira bem sucedida?

Muitos me questionam sobre como lidar com certas situações. Seja com os colaborados, fornecedores, chefes, clientes, e até mesmo em casa. O que muitos ainda não sabem é que a inteligência emocional pode ser desenvolvida e não é apenas em livros de auto ajuda que demonstram formas, pouco eficazes, para o sucesso profissional e pessoal, que ela encontrará respostas. Vale lembrar que  a capacidade técnica não é a única chave para uma carreira bem sucedida. Pesquisas revelam que 87% das demissões acontecem por falta de condições emocionais dos colaboradores ou líderes.

Assim como o intelecto cognitivo, você pode se tornar mais inteligente emocionalmente, dedicando tempo para aprender sobre as pessoas e as emoções. Minha dica é:

“Dedicar seu tempo para conhecer as pessoas ao seu redor é um caminho em direção a uma inteligência emocional maior. Se você olhar para outra pessoa e se ver refletido nela, pode começar a tratá-la de uma forma mais compreensiva”.

Ter alta performance e ótimos resultados para entregar um trabalho eficaz para a sua empresa depende muito da liberação do seu potencial máximo. Por isso a inteligência emocional é tão importante. Quem trabalha todos os dias em busca do seu melhor, trabalha sob pressão, sob cobranças e também lida com os sentimentos de outras pessoas. É importante saber lidar com tudo isso.

Na prática, significa encontrar motivação para fazer o que deve ser feito, controle para não estourar com o colega de trabalho, equilíbrio para lidar com pessoas que não estão no mesmo ritmo que você, e ter consciência que é necessário, todos os dias, equilibrar pratos: de um lado a razão e do outro a emoção. Quem consegue lidar com os dois sem exageros, certamente saberá contornar situações e alcançar os objetivos.

“O objetivo da inteligência emocional é conhecer-se tão bem a ponto de sabe lidar com as próprias emoções e motivações, depois disso conhecer o outro e lidar com as emoções dele também”. 

Vou dividir com vocês algumas dicas de treino no dia a dia para desenvolver a inteligência emocional:

1 – Invista em autoconhecimento: Todos os caminhos que você escolher levarão você a se conhecer mais;

2 – Treine com a família e os amigos:  Comece a enxergar de maneira empática (se colocando no lugar do outro) as pessoas a sua volta;

3 – Trabalhe a sua espiritualidade: Aqui você encontrará uma forma de ser mais compassivo e não ter medo de ser humano. não se trata especificamente de ter uma religião, mas organizar seus pensamentos para o que você acredita;

4 – Pratique exercícios físicos: Os hormônios liberados nas atividades físicas equilibram as emoções;

5 – Medite: Estar no momento presente faz você não alimentar a ansiedade (foco no futuro) e nem desenvolver depressão (excesso de passado).

 

9 ideias sobre “Porque a inteligência emocional é importante para uma carreira bem sucedida?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *